DEPUTADOS DA FRELIMO DÃO ARRANQUE ÀS JORNADAS PARLAMENTARES NA PROVÍNCIA DE INHAMBANE

Inhambane, 1 de Julho de 2025 – A Bancada Parlamentar da FRELIMO deu início, esta segunda-feira, às Jornadas Parlamentares na Província de Inhambane, com encontros de cortesia e trabalho com os principais órgãos de governação local.

A jornada inaugural ficou marcada por reuniões com a Secretária de Estado, Bendita Lopes, o Governador da Província, Francisco Pagula, e a Presidente da Assembleia Provincial, Assissa Alibay.

Durante os encontros, os Deputados da Assembleia da República partilharam informações sobre o decurso da I Sessão Ordinária da X Legislatura, destacando a aprovação de instrumentos estruturantes para o país, como o PESOE 2025 (Plano Económico e Social e Orçamento do Estado).

As autoridades locais saudaram a visita dos parlamentares e apresentaram o ponto de situação política e socioeconómica da Província, sublinhando que a implementação do PESOE 2025 decorre de forma satisfatória, com indicadores económicos que revelam progressos assinaláveis.

Num outro momento, os Deputados foram recebidos pela Primeira Secretária do Comité Provincial da FRELIMO, Camarada Adélia Ertina José Zaulombo Macucule, que apresentou uma análise positiva sobre o ambiente político na província. A dirigente destacou a estabilidade e o bom desempenho do Partido FRELIMO em Inhambane, referindo que os Simpósios Distritais e o Simpósio Provincial foram realizados com êxito e culminaram em grandes celebrações dos 50 Anos da Independência Nacional e dos 63 Anos da Fundação da FRELIMO.

Ainda segundo a Primeira Secretária, decorre actualmente a reconstrução das Sedes do Partido vandalizadas e incendiadas durante manifestações violentas e ilegais, num esforço colectivo de reafirmação da paz, ordem e democracia.

Nos próximos dias, os Deputados da FRELIMO irão percorrer os distritos da província para monitorar o grau de implementação do PESOE 2025 ao nível local, bem como interagir com a população, organizações juvenis, mulheres, líderes comunitários e instituições públicas, num exercício de auscultação e fiscalização orientado para o desenvolvimento inclusivo.

Fonte: BPF

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!