JORNALISTAS APELAM AO FIM DA BAJULAÇÃO E LAMBEBOTISMO, MAIOR FISCALIZAÇÃO AO GOVERNO E LEIS MAIS SÉRIAS

 _Chefe da Bancada, Feliz Silvia, dirige encontro marcado pela presença do Secretário da Comunicação e Imagem, Pedro Guiliche_ 

Ontem, 26 de abril de 2025, a Sala de Reuniões do Sindicato Nacional dos Jornalistas, na Cidade de Maputo, foi palco de um encontro entre a Chefia da Bancada Parlamentar da FRELIMO, liderada pelo camarada Feliz Silvia, vários jornalistas e representantes de organizações da comunicação social (MISA e SNJ). A presença do Secretário Pedro Guiliche reforçou o peso institucional da FRELIMO no evento.

Durante o diálogo aberto, vários jornalistas fizeram intervenções profundas, denunciando preocupações sobre o funcionamento parlamentar e da bancada maioritaria e apelando para mudanças profundas no presente mandato.

*Jeremias Langa* , presidente do MISA Moçambique, *defendeu que o Parlamento deve ser um espaço de consensos e não de imposições,* alertando para a necessidade urgente de modernizar a Lei da Comunicação Social.

*Alexandre Chiure* *criticou a prática do “lambebotismo” e da bajulação* dentro da Assembleia, exigindo mais humildade da maioria parlamentar e uma fiscalização mais rigorosa ao Governo, em vez de uma simples reprodução dos interesses do Governo.

 *William Mapote denunciou alguma falta de maturidade na produção legislativa, citando como exemplo a aprovação da Tabela Salarial Única (TSU)* , e pediu mais rigor e qualidade nas intervenções dos deputados.

*Fernando Gonçalves do jornal Savana, reforçou a necessidade de melhorar a transparência legislativa* , propondo que os projetos de lei levados a “magna casa do Povo” pelo Governo, sejam publicitadas para auscultação pública e advertiu sobre possíveis inconstitucionalidades na Proposta de Lei da Comunicação Social.

Por outro lado, *Argunaldo Nhampossa manifestou preocupação com a qualidade das intervenções dos deputados* e defendeu a necessidade de acções de capacitação. 

 *As intervenções dos jornalistas foram uma forte chamada para que a Bancada da FRELIMO se posicione de forma mais independente* e comprometida com os reais interesses do povo moçambicano, abandonando práticas de subserviência e elevando o nível da produção legislativa.

 *No encerramento do encontro, Feliz Silvia, chefe da bancada, agradeceu os contributos* apresentados e *comprometeu-se a levar adiante, ainda neste mandato, a aprovação das Leis da Comunicação Social, que há mais de dez anos aguardam pela aprovação* . 

Fonte: BPF

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!