A JUVENTUDE TEM UM PAPEL IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS
Na tarde de ontem, terça-feira, o Camarada Sérgio Pantie, manteve um encontro com os jovens da Cidade de Chimoio, onde fez este pronunciamento.
No encontro, o Chefe Adjunto da Brigada Central, disse que a juventude é a força motriz para o desenvolvimento de Moçambique, e que este foi o motivo que determinou o chamamento aos jovens quando da fundação da FRELIMO, actores principais da concepção dos ideais para o desencadeamento da Luta de Libertação Armada e o alcance da Independência Nacional.
Sublinhou que os jovens é que tem a inteligência e a capacidade para combater a pobreza no nosso país. Igualmente, referiu que a actual geração tem muitas mais oportunidades, diferentemente da geração dos jovens que combateram com bravura e tenacidade para o alcance da nossa independência.
Referiu que, a pobreza em Moçambique só existe porque o nosso povo foi colonizado durante 500 anos e não criou as condições que a FRELIMO está a criar desde a independência.
Recordou que, o outro factor que agravou a nossa probreza, foi a guerra de desestabilização que a RENAMO moveu durante 16 anos contra o nosso povo e essa guerra destruiu infraestruturas, matou pessoas, deslocou pessoas e criou muitos refugiados.
Estes factores, contribuíram para a nossa pobreza, porque o país em vez de desenvolver o sonho da independência para fazer as coisas de forma acelerada, as coisas ficaram paralisadas e destruídas.
Graças a resiliência do povo moçambicano e ao Governo da FRELIMO, foi definido que tudo deve ser feito para o alcance da paz, para que a juventude moçambicana tivesse condições para estudar e trabalhar para desenvolver Moçambique.
Por fim, referiu que, a única guerra que o país deve ter é contra a pobreza e contra o desemprego e isso requer o empenho de todos moçambicanos, por isso, a juventude não pode desistir dos estudos e da formação técnico profissional mesmo diante de desafios.
A juventude por sua vez, disse estar preparada para garantir a vitória da FRELIMO e de Daniel Francisco Chapo nas eleições de 9 de Outubro, para que a FRELIMO continue a trabalhar para o povo moçambicano.