Presidente Nyusi exorta forças políticas para uma campanha ordeira
O Presidente da República, Filipe Nyusi, exortou, esta segunda-feira, as forças políticas concorrentes e os seus membros no sentido de participarem de forma livre, consciente, ordeira e tolerante na campanha eleitoral rumo às eleições autárquicas que hoje inicia em todo o país. Para Nyusi, as eleições devem constituir o momento de celebrar a moçambicanidade.
Falando à nação, esta segunda-feira à noite, Nyusi exortou ainda que, na interacção com os eleitores, os cabeças-de-lista se concentrem na apresentação de manifestos, abstendo-se de discursos incendiários, que podem gerar violência.
Aos dirigentes, segundo o Presidente da República, cabe a responsabilidade de orientar os seus membros sobre a conduta eleitoral.
De igual modo, a Polícia deve actuar com isenção e imparcialidade para que o processo possa decorrer dentro da lei e ordem.
Segundo Nyusi, as eleições autárquicas do próximo dia 11 de Outubro vão-se realizar num contexto de aprofundamento da democracia e da descentralização, verdadeiros pilares do Estado de Direito Democrático.
Nestas sextas eleições autárquicas, 65 municípios irão registar o processo eleitoral que envolve 22 concorrentes, entre partidos, coligações e associações de grupo de trabalho.
Aos órgãos eleitorais, o Presidente da República apelou para a transparência.