Presidente Filipe Nyusi convida empresários americanos a investir no país
O Presidente da República convidou empresários americanos a explorar oportunidades de investimento em Moçambique.
Filipe Nyusi enfatizou as vantagens e garantias que o país oferece para negócios nos sectores da agricultura, turismo e pesca.
Uma das principais áreas de interesse destacadas pelo Chefe de Estado, foram os corredores de escoamento de mercadorias, com especial ênfase nos portos estratégicos de Maputo, Beira e Nampula.
Num evento realizado em Nova Iorque, à margem da septuagésima oitava sessão da Assembleia Geral da ONU, Nyusi explicou que esses portos desempenham um papel crucial na facilitação do comércio internacional, conectando Moçambique a outros países do interior.
“Em Moçambique nos temos três portos, Maputo, Beira e Nacala. Nacala é o mais extenso e estão ligados por corredores, podemos ir de Maputo, África do Sul e ESwatini e Swazilândia. Da Beira, podemos ir para Malawi, Zâmbia e Zimbabwe e temos o Nacala Porto, que serve Malawi, o que significa que temos facilidades de ligação entre os nossos dois países”.
Nyusi também compartilhou informações sobre o projecto de energia em que Moçambique está trabalhando em parceria com o Malawi.
“Nos estamos a trabalhar duro para melhorar o acesso à energia nos nossos países, juntamente estamos a conectar a energia de Moçambique para o Malawi, para tentar suprir as necessidades de energia e Moçambique pode fazer mais nesta área.”
O evento em Nova Iorque organizado pela norte-americana National Fórum for Black Public Administrators, proporcionou uma plataforma importante para destacar o potencial de investimento em Moçambique promovendo o crescimento económico e a colaboração internacional.
O evento foi organizado em colaboração com o Malawi e contou com a participação do Presidente Lazarus Chakwera bem como do primeiro-ministro do Lesoto, Sam Matekane.
O Presidente malawiano partilhou com os presentes, as oportunidades de investimento no seu país.
Esta quarta-feira, o Chefe de Estado manteve um encontro com o Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa. (RM)