Jornalistas e quadros de produção da Rádio Moçambique elegem Filipe Nyusi como Figura do Ano 2022
Os Jornalistas e quadros de produção da Rádio Moçambique elegeram o Presidente da República, Filipe Nyusi, como Figura do Ano 2022.
Pesou para esta decisão, a liderança e a diplomacia do Chefe do Estado moçambicano que culminou com a eleição de Moçambique a Membro não Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o biénio 2023-2024, bem como o título Doutor Honoris Causa na área de Conservação da Biodiversidade e Mudanças Climáticas pela Universidade Eduardo Mondlane, por ser Campeão da resiliência climática, da União Africana.
A condução do processo que culminou com a primeira exportação do gás da Bacia do Rovuma e a resposta às acções terroristas na província de Cabo Delgado, foram outros factores que ditaram a eleição de Filipe Nyusi como figura do Ano RM 2022.
Os jornalistas e quadros de produção da Rádio Moçambique escolheram como Acontecimento do Ano a eleição de Moçambique a Membro não Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o biénio 2023-2024.
Paulina Chiziane foi eleita Figura Cultural do Ano e Rady Gramane, Figura Desportiva.
Paulina Chiziane foi recentemente distinguida com o Prémio Camões, de Literatura e outorgada Doutor honoris causa pela Universidade Pedagógica de Maputo. (RM)