Risco de inundações urbanas, Maputo, Beira e Quelimane
Há o risco de ocorrência de cheias urbanas de Outubro a Março do próximo ano, em alguns bairros das cidade de Maputo, Matola, Beira, Quelimane e Pemba, devido ao nível de precipitação que se avizinha.
A época chuvosa poderá condicionar a circulação de pessoas e bens. Espera-se que a intensidade da chuva venha causar maiores danos nas rodovias, com maior destaque nas províncias de Sofala, Tete, Zambézia, Cabo Delgado e Nampula de acordo com dados sexta-feira tornados públicos pelo Instituto Nacional de Meteorologia.
Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê que o país poderá registar nos próximos três meses chuvas normais com tendência para acima do normal, excepto a Oeste da província de Nampula, Nordeste da província do Niassa e toda a província de Cabo Delgado.
No mesmo período, grande parte da província de Nampula vai registar chuvas normais e abaixo do normal para o Sudeste do Niassa e toda a província de Cabo Delgado.
A informação foi tornada pública na sexta- -feira, na cidade de Maputo, por Bernardino Nhantumbo, técnico do INAM, durante o Fórum Nacional de Antevisão do Clima.
Segundo Nhantumbo, a variação da precipitação vai ser em consequência do fenómeno “La Ninã”, que se poderá fazer sentir nos próximos três meses no país e que se espera seja de curta duração.
Nhantumbo refere que com a ocorrência de “La Niña”, espera-se um Verão com temperaturas mais frescas do que o normal nas províncias do Centro e Sul do país, com excepção dos distritos a Norte de Sofala e Manica e algumas parcelas de Tete, Zambézia, Nampula, Cabo Delgado e Niassa
Maputo 12/09/2020