Trump felicita Moçambique pelos 45 anos de independência
O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu uma mensagem de felicitações do Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, por ocasião do quadragésimo quinto aniversário da Independência nacional.
Na sua mensagem, avança o comunicado da Presidência, o presidente americano refere que em nome dos Estados Unidos, aceite os meus melhores votos por ocasião da passagem do 45º aniversário da Independência de Moçambique a 25 de Junho.
“Apesar de as celebrações alusivas ao 25 de Junho acontecerem numa altura em que as duas nações estão focadas em ultrapassar os desafios implantados pela pandemia do coronavírus, saiba que o povo dos Estados Unidos tem orgulho do povo de Moçambique ao honrar a história e a herança da sua grande nação”, acrescenta o governante americano, citado pela Presidência de Moçambique: “Os Estados Unidos fazem votos para o fortalecimento cada vez maior dos laços de amizade e cooperação entre os nossos dois Países e reafirmam o compromisso de trabalharmos juntos com vista ao alcance de um Moçambique mais saudável, pacífico, democrático e economicamente próspero para todos os seus cidadãos”.
O Chefe do Estado recebeu, igualmente, uma mensagem do Presidente de Timor Leste, que refere que há 45 anos, no Estádio da Machava, era solenemente proclamada a independência de Moçambique. Uma delegação Leste-Timorense de alto nível convidada para o efeito, participou neste acto histórico e partilhou da alegria extraórdinária daquele único momento.