Governo prevê implementar política Nacional de Assistência e Extensão Rural
Celso Correia Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural falando aos deputados (27),na AR na Sessão de Perguntas ao Governo, disse que, a política estará
orientada para o acompanhamento social e produtivo das famílias rurais;
Apoiar a estruturação produtiva das famílias rurais através do desenvolvimento de projectos produtivos de cada uma, ampliando ou diversificando a produção de alimentos e atividades geradoras de renda, contribuindo assim para a melhoria da segurança alimentar, nutricional e a superação da situação de pobreza.
Assegurar maior inclusão das famílias rurais à políticas/programas de desenvolvimento social.
Segundo ainda o Ministro no âmbito da transferência de conhecimento estão em curso a elaboração de novas cartas tecnológicas que respeitam produção integrada de culturas e diversificação de culturas que permitam a maior produtividade e a subida do rendimento familiar.
Crédito a meios de produção somente 0,6% dos agricultores têm acesso ao crédito, e a expectativa do sector é garantir que 400 mil famílias possam se beneficiar do crédito na próxima campanha.
No âmbito do seguro Agrícola Celso Correia fez saber que, na campanha agrícola 2019-20 o sector implantou um piloto de seguro parametrizado contra a seca, pragas e cheias, onde 11.426 produtores de milho, soja, gergelim e feijão bóer foram cobertos. O próximo passo é expandi-lo para novas áreas geográficas e culturas e explorar a inscrição digital móvel dos produtores.
27/05/2020