DEPUTADOS DE GAZA, ZAMBÉZIA E TETE, PELA BANCADA DA FRELIMO DESTACAM ACÇÕES DO GOVERNO E PEDEM MAIS TRABALHO

Nos dias 10 e 11 de Dezembro, a Assembleia da República acolheu a Sessão de Perguntas ao Governo em que os Deputados da FRELIMO apresentaram um retrato dos progressos do Governo. 

*Sarfina Chindaculema (Gaza)* destacou melhorias na saúde, com o Centro de Muwawasse a garantir mais de 90 partos seguros em três meses; na educação, com novas infra-estruturas em Chiaquelane e Nhiuane; e no acesso à água, com Madzucani a beneficiar de abastecimento regular. 

Referiu ainda o projecto turístico lançado em Massingir, que permitirá gerar empregos, e sublinhou o impacto do Programa Integrado de Convivência Homem–Fauna. 

O Deputado *Damião José da Zambézia* afirmou que as principais obras estruturais “não são promessas, estão a acontecer”, destacando a reabilitação da EN1 e a futura construção da Cidadela Parlamentar em Mocuba, prevista no PESOE 2026. 

Sublinhou os sinais de recuperação da LAM, hoje com aviões próprios e gestão estabilizada. 

O deputado referiu, por outro lado, que a construção do Hospital Central de Nampula segue sem retrocessos, que a barragem de Mphanda Nkua, em Tete, está assegurada e que Inhambane já dispõe de uma fábrica de gás de cozinha, medida que deverá baixar os custos para as famílias.

O Deputado *José Amadeu* (Tete) apresentou avanços no sector da saúde, incluindo a ampliação de maternidades em Mutarara, Angónia, Marávia e Zumbo e falou do lançamento da primeira pedra do Hospital Distrital de Cahora-Bassa, a requalificação dos Centros de Saúde de Marara e Moatize para Hospitais Distritais e a expansão de postos comunitários. Assinalou ainda a construção de novas unidades sanitárias em vários distritos, reforçando a capacidade de resposta provincial.

*_Fonte: BPF_*

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!