ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA APROVA PESOE 2025 COM VOTOS FAVORÁVEIS DA FRELIMO E DO PODEMOS
Maputo, 10 de Maio de 2025 — O Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) para 2025 foi aprovado, com um raro consenso entre a bancada da FRELIMO e o PODEMOS.
O documento, que define as prioridades económicas e sociais do país foi elogiado por deputados de diferentes espectros políticos durante o debate, que destacaram seu carácter inclusivo, realista e ambicioso, apesar dos desafios globais e internos.
União inédita: FRELIMO e oposição alinham-se no apoio ao PESOE
Num gesto que reflete maturidade política, o PESOE 2025 recebeu votos favoráveis até mesmo do PODEMOS, que reconheceram a necessidade de priorizar o interesse nacional acima de divergências partidárias.
A deputada Mariazinha Niquice destacou o PESOE como um ” instrumento estruturante” para o desenvolvimento sustentável, elogiando a liderança do Presidente Daniel Chapo e a resiliência do povo moçambicano. No seu discurso, pediu união para transformar ” desafios em oportunidades “, citando a necessidade de combater crises como as manifestações pós-eleitorais de 2024 e os ataques terroristas em Cabo Delgado.
Os cinco pilares do PESOE 2025
O deputado Aleixo Siedade detalhou as prioridades do plano, baseadas em cinco eixos:
- Paz e segurança (combate ao terrorismo e criminalidade);
- Transformação económica (agroindústria e valorização de recursos naturais);
- Investimento social (educação, saúde e emprego juvenil);
- Infraestruturas e ordenamento territorial;
- Sustentabilidade ambiental.
Siedade destacou a urgência de planeamento urbano e o potencial do turismo como “motor de desenvolvimento “, propondo a criação de ” capitais do turismo ” em parceria com o sector privado. Por seu turno, o deputado José Bento Coffe destacou que o PESOE 2025 prevê investimentos significativos na educação, com a construção de 12 escolas secundárias, distribuição de mais de 15 milhões de livros e expansão do ensino à distância, enquanto na saúde destaca-se a vacinação de mais de 1 milhão de crianças e o apetrechamento de 100 unidades sanitárias.
Oposição sinaliza apoio crítico, mas exige fiscalização
Apesar do voto favorável, deputados da oposição, como os do PODEMOS, frisaram que o apoio não significa abdicar da fiscalização rigorosa. Durante o debate, lembraram que a implementação do plano exigirá transparência na gestão de recursos.
Entretanto, conforme destacado por Damião José, haverá respeito por parte da maioria pois, referiu que ” cientes do mandato que o povo nos conferiu, apesar de sermos maioria, nesta casa do povo, somos e seremos, sempre, pela busca de consensos. A orientação do nosso Glorioso Partido FRELIMO, é de continuarmos a respeitar as minorias parlamentares, e a todos aqueles que pensam diferente” .
Próximos passos
Com a aprovação, o Governo terá agora o desafio de executar as metas do PESOE 2025, que incluem:
- Expansão de escolas e hospitais;
- Geração de empregos para jovens e mulheres;
- Combate às assimetrias regionais Fonte: BPF