MENSAGEM DA BANCADA PARLAMENTAR DA FRELIMO POR OCASIÃO DO DIA DA MULHER MOÇAMBICANA
MULHER MOÇAMBICANA: FORÇA DA NAÇÃO, GUARDIÃ DA UNIDADE
Neste 7 de Abril de 2025, a Bancada Parlamentar da FRELIMO, em nome dos 171 mandatários do Povo, saúda com profunda reverência, respeito e admiração todas as mulheres moçambicanas, no campo e na cidade, nas instituições do Estado, nas comunidades, nos lares e em todos os sectores da vida nacional.
Celebramos hoje o Dia da Mulher Moçambicana, data consagrada em memória da heroína Josina Machel, símbolo da luta da mulher pela liberdade, justiça e emancipação . Foi a 7 de Abril de 1971 que Josina, mulher jovem, determinada e revolucionária, tombou na flor da idade, deixando-nos um legado de coragem, entrega e compromisso inabalável com a causa do povo moçambicano.
A mulher moçambicana enfrenta, ainda hoje, inúmeros desafios : o combate à pobreza, a violência baseada no género, as barreiras no acesso à educação e saúde, e a luta por maior inclusão e igualdade de oportunidades. Mas é também essa mesma mulher que, com resiliência e sabedoria, sustenta famílias, comunidades e sonhos.
No Parlamento moçambicano, temos orgulho em afirmar que a promoção da mulher é uma realidade em curso. A presença significativa de deputadas é reflexo do compromisso com a igualdade de género e da visão progressista da FRELIMO. Contudo, as mulheres parlamentares enfrentam desafios acrescidos, tendo de conciliar o peso das responsabilidades institucionais com os papéis sociais e familiares que ainda lhes são impostos. A sua força e determinação tornam-se, por isso, exemplos vivos da capacidade transformadora da mulher moçambicana.
Neste dia de festa e reflexão, exaltamos a importância da unidade nacional como pilar da nossa convivência pacífica e progresso colectivo.
Saudamos, com entusiasmo patriótico, o lançamento hoje, 7 de Abril, da Chama da Unidade Nacional, em Nangade, Cabo Delgado, por Sua Excelência Daniel Chapo, Presidente da República de Moçambique . Este acto simboliza a renovação do nosso compromisso com a paz, a reconciliação e a coesão do nosso povo .
À mulher moçambicana, reiteramos o nosso respeito, apoio e empenho contínuo na construção de um país mais justo, inclusivo e solidário* . Que a chama de Josina continue a iluminar os nossos caminhos.
Viva a Mulher Moçambicana! Viva a Unidade Nacional!
Feliz Silvia
Chefe da Bancada Parlamentar da FRELIMO
Maputo
7 de Abril de 2025