Presidente da República manteve encontro com o presidente do Banco Mundial

O Presidente da República, Filipe Nyusi, reuniu-se hoje com o Presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, na sede desta instituição financeira internacional, em Washington, Estados Unidos da América, com quem falou sobre a necessidade de juntos trabalharem para a promoção de empregos para os jovens.

Este encontro ocorre à margem da Conferência Internacional sobre a Floresta do Miombo, que tem lugar a partir de hoje até o dia 18, em Washington. 

“Tivemos boas conversações sobre o decurso dos trabalhos, sobre os resultados do desenvolvimento económico que Moçambique está a realizar para melhorar o ritmo do crescimento económico.  O mais importante é que nós discutimos as oportunidades para os jovens, para o seu futuro, sobre como podemos investir na juventude pois os jovens são o futuro do país”, disse o Presidente do Banco Mundial em declarações à imprensa. 

As duas partes falaram também sobre os impactos da promoção do emprego para o desenvolvimento dos jovens e como criar estas oportunidades de trabalho aproveitando as potencialidades. 

Reconheceu que nesta componente de tirar o proveito das suas potencialidades Moçambique está a caminhar muito bem, como acontece nos sectores de energia para aumentar o acesso à população, mas também porque se torna num mercado de referência energética na SADC.

Ficou ainda evidente que há muito espaço para que o Governo e o sector privado trabalhem juntos para aumentar o crescimento deste sector energético e não só, como em infra-estruturas, turismo e outras com potencialidade de gerar empregos para os jovens.

O dirigente do Banco Mundial felicitou ao Presidente Nyusi e seu Governo pelo trabalho que estão a fazer para o desenvolvimento do país.

A questão do emprego para os jovens é uma preocupação que o Presidente Nyusi tem manifestado desde o início da sua governação, por reconhecer esta camada social como agente de mudança e promotora do desenvolvimento socioeconómico do país, o que justifica as acções do Goc em iniciativas que visam promover cada vez mais empregabilidade.

Com o apoio de instituições parceiras como o Banco Mundial, o Governo tem estando a promover diversas iniciativas com vista a garantir mais postos de trabalho para os jovens, uma acção que se tem demonstrado como solução face ao desafio do rápido crescimento populacional que o país regista nos últimos tempos. (RM)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!