Mphanda Nkuwa é parte da estratégia de Moçambique para a transição energética
Moçambique acolheu, hoje, a assinatura dos acordos para a implementação do projecto hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa. Na cerimónia, o Presidente da República avançou que Moçambique já está na corrida rumo à transição energética.
Feito! Já foram criadas as condições para que o projecto hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa seja implementado.
Esta quarta-feira foram assinados os acordos para a implementação do projecto hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa, que segundo o presidente da República, Filipe Nyusi, vai permitir o suprimento das necessidades de industrialização no país e na região da África Austral.
Para o Chefe de Estado, o projecto hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa vai permitir, ainda, a expansão das zonas urbanas e rurais e a modernização das cidades com infra-estruturas sociais em razão da explosão demográfica dos últimos anos.
De acordo com Filipe Nyusi a implementação do projecto torna-se necessário “pela necessidade de reduzir fontes energéticas poluentes, o que acrescido a geração da HCB tornara Moçambique num dos países na dianteira da transição energética como parte dos compromissos globais na redução do aquecimento global decorrente do consumo de energias fósseis”.
Filipe Nyusi considerou a assinatura dos acordos para a implementação do projecto hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa como a continuação do Cop 28.