Presidente Nyusi espera aceleração no desenvolvimento dos países da SADC com a materialização das decisões da Cimeira de Luanda
O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz esperar uma aceleração no desenvolvimento dos países membros da SADC, com a materialização das decisões tomadas na cimeira de Luanda.
Falando esta quinta-feira, no término da quadragésima-terceira Cimeira Dos Chefes de Estado e Governo da região, o Estadista moçambicano referiu que o seu homólogo de Angola, João Lourenço, novo Presidente em exercício da SADC, faz uma abordagem integrada dos desafios do bloco.
Por seu turno, no discurso de tomada de posse, o Presidente em exercício da Comunidade de desenvolvimento da africa austral, O Presidente em exercício da SADC, João Lourenço defendeu uma comunidade de paz e justiça social.
João Lourenço, comprometeu-se a mobilizar recursos para investir em infra-estruturais tais como estradas, caminhos-de-ferro, portos e aeroportos para dinamizar as trocas comerciais na região.
Sublinhou ainda ser crucial o investimento nos sectores de água e energia e afirmou que só se pode falar em indústrias em comunidades onde existem aqueles recursos.
Para João Lourenço urge tirar o bloco regional da SADC, da dependência externa.
Por sua vez, Moçambique na voz da ministra dos Negócios Estrageiros e Cooperação, Verónica Macamo, diz que com Angola na liderança rotativa do bloco regional, auguram-se boas perspectivas de crescimento económico da região Austral de Africa. (RM)