Ana Rita Sithole partilha desafios dos Países da OEACP
A Deputada e Membro da Comissão Permanente da Assembleia da República(CPAR), Ana Rita Geremias Sithole, Presidente da Assembleia Parlamentar da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (APOEACP) e Co-Presidente da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-EU (APP ACP-UE), promoveu esta, terça-feira, em Maputo, uma Conferência de Imprensa para dar a conhecer o estagio da Presidência de Moçambique, bem como apresentar os desafios daquela organização parlamentar no contexto do acordo Pós-Cotonou.
Na ocasião, a deputada partilhou alguns desafios daquele organismo, dos quais a necessidade de se trabalhar com vista a conferir maior visibilidade da Assembleia dos ACP.
“Outro desafio tem a ver com questões de equidade de género”, disse a Presidente da APOEACP observando que, não obstante este aspecto não abranger Moçambique, pelo facto de estar a caminhar bem nestas matérias, tanto a nível do governo como do Parlamento, continua sendo para alguns países da organização.
Ainda na conferência de imprensa, a deputada Ana Rita disse que, na sua Presidência, Moçambique vai interagir com diversas organizações, particularmente aquelas que dizem respeito aos aspectos do desenvolvimento de África.
“A ideia e trocarmos impressões sobre como agir para que paulatinamente passemos da dependência de terceiros para aspectos de desenvolvimento do nosso continente”, explicou Ana Rita salientando que também “queremos lutar um pouco mais para a nossa instabilidade financeira”.
Segundo a Presidente da APOEACP, há um sentimento da necessidade de trabalhar mais e com força para que a Europa não imponha agendas de desenvolvimento aos nossos países, particularmente de África.
Na ocasião, Ana Rita Sithole abordou questões arroladas no encontro que manteve, semana finda, com o Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, na qualidade de Presidente da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da OACPs.
Fonte: Assembleia da Republica