Marcada para 24 e 25 de Março a segunda sessão do Comité Central da FRELIMO

Comissão Política, para analisar a actual situação política, económica e sócio-cultural do País.

A Comissão Política foi informada sobre os impactos das chuvas e inundações que se registam no País em geral, em particular na cidade e província de Maputo, onde se reportou, a perda de vidas humanas, destruição de casas e pontes, corte de estradas, entre outras infra-estruturas socio- económicas.

Enaltece a pronta intervenção do Governo através do INGD e instituições da sociedade civil, bem como os governos provinciais, distritais e os municípios, nas acções de salvamento as populações vítimas desta intempérie.

A Comissão Política saúda em particular o envolvimento de voluntários, civis e militares nas operações de salvamento e apoio às vitimas das cheias, num verdadeiro acto cívico e de solidariedade.

A Comissão Política endereça as mais sentidas condolências às famílias enlutadas e apela a contínua solidariedade de todas forças vivas da sociedade, em apoio às vítimas.

A Comissão Política acompanhou a comunicação a Nação do Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique,Camarada *FILIPE JACINTO NYUSI*, no contexto da situação das chuvas intensas que se verificam um pouco por todo o país, e enaltece o conjunto de medidas anunciadas, em particular as de apoio às famílias afectadas e as acções de reconstrução pós-emergência.

A Comissão Política exorta o INGD a continuar no terreno com a sua nobre tarefa de garantir a assistência às comunidades afectadas pelas cheias.

Exorta, as autoridades de Saúde a continuar com a divulgação e no garante do cumprimento das medidas de prevenção contra a cólera no país, por forma a evitar a disseminação desta e de outras doenças de origem hídrica, típicas desta época chuvosa, com maior intensidade nos últimos dias.

A Comissão Políticareitera o encorajamento às Forças de Defesa e Segurança e a Força Conjunta da SADC e do Ruanda, a Força Local a continuarem o combate contra os terroristas, no Norte da província de Cabo Delgado, cujosresultados se reflectem na fuga dos terroristas e consequente restauração da ordem e tranquilidade no seio das comunidades.

A Comissão política saudou a visita do Presidente da Confederação Suíça, Alain Berset à Moçambique, em resposta ao convite formulado pelo Camarada Presidente *FILIPE JACINTO NYUSI*, que serviu para o aprofundamento das relações de amizade, cooperação e troca de pontos de vista sobre a situação interna dos dois países e do mundo.

A Comissão Política convocou para os dias 24 e 25 de Março de 2023, a realização da II Sessão Ordinária do Comité Central, a realizar-se na Escola Central da FRELIMO na Matola, província de Maputo e exorta os militantes da FRELIMO a continuarem a dinamizar acções de mobilização, à vários níveis, no exercício da consolidação da Unidade Nacional, Paz e harmonia social, em todas as frentes de acção rumo ao desenvolvimento e bem-estar das famílias moçambicanas.

60 ANOS CONSOLIDANDO A UNIDADE NACIONAL, PROMOVENDO A PAZ E O DESENVOLVIMENTO FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!