Governo vai investir MZN 3 biliões na requalificação de laboratórios de produção de vacinas e sementes
Nos próximos dois anos e meio, o Governo vai desembolsar três biliões de Meticais para requalificar os laboratórios de produção de vacinas e campos de multiplicação de sementes, segundo o Presidente da República, que falava na abertura do Primeiro Simpósio de Pesquisa Agrária.
Até ao fim deste mandato, o Governo vai, de forma faseada, desembolsar três biliões de Meticais para melhorar a vacinação de animais e a multiplicação de sementes. O Presidente da República diz que “este investimento parte da convicção de que a transformação deste sector começa com a ligação da investigação e produção por meio dos extensionistas.
Filipe Nyusi acrescentou: “Uma parte desse valor, cerca de 5%, já está a circular nos laboratórios. A qualquer momento, voltaremos a fazer entrega de laboratórios modernos. Não temos muito tempo, temos de correr como estafetas”, concluiu.
O Chefe de Estado reconhece que os prazos estabelecidos para a requalificação dos laboratórios são curtos.
“Temos a consciência de que não vamos resolver em dois anos e meio, mas temos de começar a correr.”
Segundo o Presidente da República, as províncias de Manica e Niassa vão começar a produzir trigo, depois de terem sido feitas pesquisas do potencial de produtividades em Lichinga, Sussundenga e Báruè.
Filipe Nyusi falou, ainda, das actividades do SUSTENTA e disse que as críticas feitas ao programa são necessárias.
O Presidente da República falava esta quarta-feira, na abertura do Primeiro Simpósio de Pesquisa Agrária, organizado Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, em KaTembe.