Chissano apela partidos políticos angolanos para confiar nos órgãos eleitorais e aceitar resultados
O antigo estadista moçambicano, Joaquim Chissano, apelou, este domingo, em Luanda, aos partidos políticos para confiarem nos órgãos eleitorais e esperarem os resultados da votação com calma.
Chissano, que se encontra em Angola, na qualidade de observador das eleições gerais da próxima quarta-feira, disse à imprensa que todos devem aceitar os resultados das eleições, mesmo que não concordem com eles, para manter a unidade e a paz e propiciar o progresso de Angola.
“Devemos confiar nos órgãos eleitorais, irmos votar conforme a lei. Se houver quem perde, deve aceitar mesmo que não concorde” e depois “pode recorrer para a justiça”, explicou.
“Mas quando a justiça for feita pelos tribunais tem de aceitar”, recomendou.
Joaquim Chissano esteve reunido este domingo com o presidente da Comissão Nacional Eleitoral angolana, um encontro que tinha por objectivo avaliar a prontidão da CNE e a educação cívica e eleitoral, entre outros assuntos.
Angola vai a votos no dia 24 de Agosto para escolher um novo Presidente da República e novos representantes na Assembleia Nacional. (RM /MMinuto)