Governo entrega as obras de melhoramento da lixeira de Hulene, ao Conselho Municipal de Maputo
Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, efectuou esta sexta-feira, 16 de Outubro de 2020, a entrega formal das obras de melhoramento da lixeira de Hulene, ao Conselho Municipal de Maputo.
As obras surgem na sequência do compromisso assumido pelo Governo, aquando da tragédia de Hulene, em Fevereiro de 2018, de melhorar as condições daquele local, com vista a evitar futuros casos de deslizamento de lixo. No incidente, houve o registo de 16 vítimas mortais e avultados danos materiais à famílias afectadas.
Construidas utilizando o “Método FUKUOKA”, as infra-estruturas são constituidas por um aterro semiaeróbio, vias de acesso, colectores de lixiviados, valas de drenagem das águas das chuvas e canos de ventilação de gás. Para além do Japão, o método já foi implementado com sucesso em outros países africanos como Quénia, Etiópia e Sudão.
O apoio resulta da parceria de cooperação entre os Ministérios que tutelam as áreas do ambiente nos dois países, tendo culminado com a assinatura de um Memorando de Entendimento para a transferência de tecnologias, visando a construção de infra-estruturas de gestão de resíduos sólidos.
A Ministra Ivete reiterou o compromisso do Governo, de continuar a promover a implantação de infra-estruturas de gestão de resíduos, através de construção de aterros sanitários e controlados. Numa primeira fase, o governo vai construir um aterro em cada província.
Este é mais um exemplo para mostrar que enquanto não tivermos aterros sanitários convencionais, é possível encontrar alternativas que permitem a gestão adequada de resíduos sólidos urbanos.