Presidente da República saúda esforço dos professores no tempo da pandemia
O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que a pandemia da Covid-19 veio agravar os desafios do sector da educação no país.
O Presidente Nyusi falava esta segunda-feira, em Maputo, durante a saudação pelos membros do Sindicato Nacional dos Professores, por ocasião da celebração, esta segunda-feira, do Dia do Professor.
Filipe Nyusi saudou o esforço e a entrega dos professores na garantia de uma educação de qualidade e inclusiva.
O Presidente da República salientou que o 12 de Outubro é dia de reafirmação do respeito e reconhecimento pelo abnegado trabalho desenvolvido pelo professor em Moçambique.
O Chefe do Estado referiu ainda que as calamidades naturais que afectaram o país, nos últimos anos, atrasaram o processo de criação de melhores condições de trabalho para os professores.
O Presidente da República afirmou que os ataques perpetrados pela auto-proclamada Junta Militar da Renamo, no Centro do país, e pelos terroristas nos distritos do norte de Cabo Delgado, estão a afectar negativamente os professores.
O presidente da Organização Nacional dos Professores, Rosário Quive, disse que a pandemia da Covid-19 mostrou a necessidade de se investir mais nas tecnologias de comunicação e informação e no apetrechamento das escolas para garantir uma educação inclusiva e segura.