Celebração de 8 de Setembro, dia internacional de alfabetização, a primeira Dama orientou as cerimônias centrais no distrito de Guro na província de Manica
Sob o lema ” Ensino da literacia e aprendizagem durante e após a crise da COVID-19, com foco no papel dos educadores e a evolução das pedagogias”, Esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi orientou as cerimónias centrais hoje 8 de Setembro, dia Internacional de Alfabetização, no distrito de Guro, na província de Manica.
O acto insere-se, no âmbito da realização de actividades de carácter social, cultural e educacional, no contexto do Movimento de Advocacia, Sensibilização e Mobilização de Recursos Para a Educação de Adultos (MASMA) .
No seu discurso, a Primeira-dama de Moçambique, Isaura Nyusi, enalteceu e agradeceu os alfabetizadores voluntários e educadores profissionais pelo trabalho que têm vindo a desenvolver em prol da radicação do analfabetismo em Moçambique através de educação e alfabetização de adultos e jovens.
No entanto existe grandes desafios para o sector da educação em reduzir a taxa do analfabetismo dos actuais 39% para 34 até ao ano 2024.
Para terminar, repudiou os ataques que estão a ceifar vidas humanas, a destruir infraestruturas públicas e privadas e a paralisar o desenvolvimento do país que estão acontecendo nas províncias de Cabo Delgado, Manica e Sofala.
Igualmente apelou aos presentes a observarem rigorosamente as medidas de prevenção e combate do novo coronavirus.
Na ocasião, o Gabinete da Esposa do Presidente da República , assinou um memorando de entendimento com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano no âmbito do MASMA.
Estiveram presentes nas cerimónias, a Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namachula, Governadora da província de Manica Francisca Tomás e o representante da UNESCO em Moçambique.
Maputo 08/09/2020