Comissão Política Comunicado de Imprensa
Sob direcção do Camarada FILIPE JACINTO NYUSI, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, teve lugar, no dia 24 de Junho 2020, na Sede Nacional da FRELIMO, a 47ª Sessão Ordinária da Comissão Política, para analisar a actual situação política, económica e sócio-cultural do país.
- A Comissão Política saúda o Camarada FILIPE JACINTO NYUSI, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, pela liderança nas comemorações do centenário de Eduardo Chivambo Mondlane, Arquitecto da Unidade Nacional, fundandor da FRELIMO. A celebração do centenário contribue para engrandecer e enaltecer o significado da figura de Eduardo Mondlane e seu papel na libertação de Moçambique do jugo colonial.
- A Comissão Política saúda o Camarada Presidente FILIPE JACINTO NYUSI, por ter dirigido a cerimónia de celebração dos 60 anos de Massacre de Mueda, decorrida no distrito de Mueda, na província de Cabo Delgado, acto histórico que transformou-se num instrumento catalisador da luta que os moçambicanos travaram contra o colonialismo.
- A Comissão Política analisou a situação do Estado de Emergência, volvidos aproximadamente 90 dias. Neste contexto, a Comissão Política nota com agrado que graças ao esforço e compreensão dos Moçambicanos sobre o seu entendimento às razões que levaram o Governo a tomar tais medidas restritivas que, ao que tudo indica, concorreram para o adiamento do pico de transmissão da COVID-19 em todo território nacional.
- A Comissão Política exorta a população a continuar a observar as medidas decretadas pelo Governo da República de Moçambique bem como orientações e directivas provenientes do Sector de Saúde.
- A Comissão Política reitera a sua saudação aos profissionais da Saúde, encorajando-os a prosseguirem com seu esforço patriótico.
- Comissão Política felicita os funcionários e agentes do Estado pela comemoração do dia da Função Pública, assinalada a 23 de Junho, exortando-os a continuarem a pautar pelo profissionalismo e espírito de bem servir ao público
- Comissão Política expressa o seu sentimento de pesar pelo desaparecimento físico do Major General, Pedro Juma, veterano da luta de libertação nacional e endereça a família enlutada, mais sentidas condolências.
- A Comissão Política saúda as forças de Defesa e Segurança pela sua continuada entrega abnegada e dedicação, no teatro de operação, Norte e Centro do país, na proteção de pessoas, bens e instituições públicas e privadas, contendo o avanço das acções terroristas e da junta militar da Renamo.
- A Comissão Política reitera a sua condenação a esses ataques e seus mandantes e financiadores e encoraja o Governo a empreender esforços com vista a continuar com as acções de reposição da ordem e segurança nas zonas afectadas.
UNIDADE, PAZ E DESENVOLVIMENTO
FRELIMO-A FORÇA DA MUDANÇA