A nossa História: Moçambique 45 Anos da Independência
Samora Marchel
Primeiro Presidente de Moçambique Independente
Em vosso nome às zero hora de hoje 25 de Junho de 1975, o Comité Central da FRELIMO proclama solenemente a independência total e completa de Moçambique e a sua constituição em República Popular de Moçambique.
A República que nasce é a concretização das aspirações de todos os moçambicanos, é a extensão a todo o país da liberdade já conquistada durante a luta armada de libertação em algumas partes do nosso país, é o produto do sacrifício dos combatentes nacionalistas de todo o Povo Moçambicano, é a concretização da vitória.
A nossa República Popular nasce do sangue do povo. A sua consolidação e desenvolvimento é uma dívida de honra para cada moçambicano patriota e revolucionário.
A República Popular de Moçambique soberana e independente é um Estado de Democracia Popular em que sob a direcção da aliança dos camponeses e operários todas as camadas patriotas se engajam na luta pela destruição das sequelas do colonialismo e da dependência imperialista, pelo aniquilamento do sistema de exploração do homem pelo homem, pela edificação da base material, ideológica, político-cultural, social e administrativa da sociedade.
Discurso proferido por Samora Moisés Machel, por ocasião da proclamação da Independência, Estádio da Machava, 25 de Junho de 1975..