Presidente da República Filipe Nyusi, Participa no dia 19 de Maio numa reunião de Cúpula da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), em Harare, Capital do Zimbabué, sobre Política e Segurança.
Segundo uma nota em circulação do gabinete do Presidente da República.
O Chefe do Estado Moçambicano vai juntar-se aos membros da ‘troika’ do órgão de Política, Defesa e Segurança da SADC, os presidentes Emmerson Mnangagwa (Zimbabué, que lidera o órgão), Mokgweetsi Masisi (Botsuana, vice-presidente do órgão) e Edgar Lungu (Zâmbia, líder cessante do órgão).
“No encontro, os chefes de Estado e de Governo, membros da ‘troika’ do órgão da SADC, vão analisar o atual estado da situação política e de segurança da região austral do continente”, indicou, em comunicado, a presidência moçambicana.
A reunião acontece depois do Presidente Nyusi e Mnangagwa se terem encontrado, em 30 de abril, em Chimoio, na província de Manica, no centro de Moçambique, para debaterem, entre outros temas, a violência armada no país.
“Os dois chefes de Estado debruçaram-se sobre a situação de segurança em Cabo Delgado e em partes das províncias de Manica e Sofala, onde grupos terroristas e armados protagonizam ataques, assassinatos e destruição de infraestruturas públicas e privadas”, referiu, na altura, uma nota da Presidência de República moçambicana, divulgada após o encontro dos dois líderes.
Na deslocação , Presidente da República far-se-á acompanhar pelo ministro do Interior, Amade Miquidade, e por quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.