Início da IX legislatura os Deputados no Seminário de Indução.
A I Sessão Extraordinária da AR, foi antecedida por um Seminário de Indução dos Deputados na qual foram desenvolvidas matérias extremamente importantes para o dia a dia do Deputado, nomeadamente:
a) Organização e Funcionamento da Assembleia da Republica,
b) Processo Legislativo (Iniciativa de Lei, como se elabora uma lei, Representação parlamentar e participação dos cidadãos; Fluxo Legislativo).
c) O papel do Parlamento no Domínio das Relações interparlamentares e internacionais,
d) Poderes e Deveres dos Deputados,
e) As tecnologias de Informação e Comunicação (Como Ferramenta de apoio ao trabalho do Deputado),
f) Instrumentos de Governação e Mecanismo de fiscalização (PQG,PES,OE,CGE e mecanismo Internacional),
g) Mandato do Deputado vs Ética, Conduta e Decoro Parlamentar e,
h) Dentre outras matérias pretendentes, dando em conta que o Deputado na qualidade de alto dignatário da Sociedade é importante levar ao conhecimento do Povo que representamos, que, as Funções legislativa e fiscalizadora tem um papel importante para a Sociedade moçambicana. O Deputado representa a população moçambicana e também, desempenha a função de guardião de valores.
O Seminário de Indução do Deputado, trouxe a tona, a reflexão sobre a essência do Mandato do Deputado, não só, mais também a responsabilidade na promoção de uma cultura de paz, desenvolvimento e coesão Social no nosso Estado de direito.
Nós a Bancada Parlamentar da FRELIMO, julgamos importante o Seminário de indução do Deputado que antecedeu a I Sessão Extraordinária da Assembleia da Republica tendo a necessidade de ter o povo moçambicano como o principio e o fim das nossas actividades parlamentares.